GRUPO CANTARES PARÓQUIA SENHOR VERA CRUZ CANDAL

BREVE HISTÓRIA

                   
     Corria o mês de Novembro de 2003 e delineavam os membros da Comissão de Festas do Senhor da Vera Cruz a melhor estratégia para angariar fundos com vista a custear as despesas com a realização da festa em honra do Padroeiro.
     Costuma-se dizer que “a necessidade aguça o engenho!”.
     Ora, tendo em conta que alguns dos elementos da referida Comissão de Festas possuíam experiência de cantar em grupo, uma vez que integravam diferentes grupos corais (animadores das Eucaristias dominicais na Paróquia) decidiram “pôr mãos à obra” e ensaiar algumas cantigas populares “para ver o que aquilo dava”! Já que não possuíam instrumentos musicais começaram pelas cantigas alentejanas, cantadas à capela.
     O entusiasmo foi criando raízes e, com a ajuda de um bombo, uma harmónica de boca e uns ferrinhos, lá foi o Grupo cantar as Janeiras pelas ruas da Paróquia.
     Animados pelo impacto que causaram, pela receptividade que encontraram e pelo incentivo que receberam, “lançaram a rede” e “pescaram” mais dois elementos e respectivos instrumentos musicais (a Lindinha com o acordeão e o Alberto Marques com a flauta e o cavaquinho).
     Porém, é preciso continuar a crescer, melhorar, inovar, surpreender! Com energia, entusiasmo e empenho o grupo leva a cabo uma série de iniciativas.
     No entanto sentem que é preciso ir mais longe! Nesta esteira lançam o repto a gente mais nova que adere (a Cristina com o violino, o Jorge e o Manuel Pinto com a viola) e mais recentemente o (José João nas teclas), constituem uma mais-valia para o grupo que se sente mais forte, coeso, seguro e capaz.

     As participações em variadíssimos eventos sucedem-se.

Faça um comentário.